sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Apenas um rapaz latinoamericano sem dinheiro no bolso...



 Hoje nosso Blog dos malditos vai homenagear outro dos grandes, da mesma "safra" de Sérgio Sampaio: gênio marginal, Gênio maldito, estamos falando de Belchior, um dos mais talentosos, criativos e geniais compositores da MPB.




Belchior, nasceu no Ceará , foi cantador de feira e poeta repentista. Estudou música coral e piano com Acaci Halley. Seu pai tocava flauta e saxofone e sua mãe cantava em coro de igreja. Tinha tios poetas e boêmios. Ainda criança, recebeu influência dos cantores do rádio Angela Maria, Cauby Peixoto e Nora Ney. Foi programador de rádio em Sobral . 

Em 1962, mudou-se para Fortaleza, onde estudou Filosofia e Humanidades. Começou a estudar Medicina, mas abandonou o curso no quarto ano, em 1971, para dedicar-se à carreira artística. Ligou-se a um grupo de jovens compositores e músicos, como FAgner, Ednardo entre outros, conhecidos como o Pessoal do Ceará

Em 1972 Elis Regina gravou sua composição Mucuripe (com Fagner). Atuando em escolas, teatros, hospitais, penitenciárias, fábricas e televisão, gravou seu primeiro LP em 1974, na gravadora Chantecler. O segundo, Alucinação(1976), consolidou sua carreira, lançando canções de sucesso como Velha roupa colorida,Como nossos pais (depois regravadas por Elis ) e Apenas um rapaz latino-americano. Outros sucessor incluem Paralelas e Galos, noites e quintais (regravada porJair Rodrigues ). 

Em 1979 no LP Era uma Vez um Homem e Seu Tempo gravou Comentário a respeito de John (homenagem a John Lennon). Em 1983 fundou sua própria produtora e gravadora, Paraíso Discos, e em 1997 tornou-se sócio do selo Camerati. Depois de um longo tempo sem aparições públicas, Belchior participa de um shom de Tom Zé em 2009, mas mantém-se afastado da mídia. 

Recordamos Belchior com ass clássicas "A palo seco" gravada no seu LP de Estréia de 1974; " Apenas um rapaz latinoamericano"; "Pequeno perfil de um cidadão comum" ; "Alucinação" e "Fotografia 3 x 4". Clássicos inesquecíveis e eternos.

A palo seco
 
Apenas um rapaz latinoamericano

 

Pequeno perfil de um cidadão comum

Um comentário: