terça-feira, 10 de julho de 2012

Bem vindos ao blog Cada Lugar Na Sua Coisa: O blog dos Malditos


Cada Lugar Na Sua Coisa: O blog dos malditos


Um livro de poesia na gaveta não adianta nada
Lugar de poesia na calçada

( Trecho da música Cada Lugar na Sua coisa")


São muitos os "malditos" da música brasileira, carregam esse "rótulo" ou seria um "título"? artistas diversos como Jards Macalé, Jorge Mautner, Waly Salomão, Itamar Assumpção, Helio Oiticica, Luiz Melodia, Tom Zé , Belchior, entre outros... Mas nenhum foi tão "amaldiçoado" pela mídia e a "industria cultural" do que o capixaba Sérgio Sampaio. Passados 40 anos do antológico Festival Internacional da Canção de 1972, que o lançou ao sucesso com sua marcha-rancho "Eu vou botar o meu bloco na rua" , o mais "maldito" entre os "malditos" está sendo redescoberto, ou melhor poderíamos dizer descoberto, pois sua obra é ao mesmo tempo uma das mais ricas e mais desconhecidas da MPB. Alguns dizem que o motivo está em que a obra de Sampaio estava a frente do seu tempo e dificilmente teria espaço nos anos 80 e 90. Sampaio lançou apenas 3 discos, morreu em 1994, vitima de uma pancreatite, sem conseguir lançar seu quarto disco.

Inspirados pela vida e obra do "maldito" Sérgio Sampaio, que foi um grande músico brasileiro que, como muitos, foi esquecido, rotulado e marginalizado- talvez ele tenha pago o preço de ser, como ele mesmo se autodefinia, "apenas um compositor popular- criamos este blog com o objetivo de divulgar, debater e principalmente homenagear tod@s @s "maldit@s" da cultura e contracultura:   artistas, músicos, escritores, poetas que ficaram ou estão, por opção ou não, à margem da grande mídia.

Mesmo que seja compreensível a crítica que o próprio Sérgio fazia ao rótulo pejorativo que lhe deram, hoje é possível dizer que todos aqueles que foram tachados de "Malditos" ou "marginais" pela mídia, por não vestirem o figurino que a industria cultural exigia, são os artistas de maior talento e criatividade da MPB .

Portanto, ser "marginal" ou "maldito" adquire um  sentido de singularidade e originalidade, que é o do artista que não é enquadrado ou não quer se enquadrar nos grandes esquemas do mercado e da mídia de massas. que busca a independência para sua própria liberdade criativa.
Conforme o proprio Sampaio dizia em sua música "Sinceramente": 

Não há nada mais bonito do que ser independente
E poder se conquistar, sair, chegar, assim tão simplesmente. . .

Não há nada mais tranquilo do que ser o que se sente
E poder amar, perder, chorar, depois ganhar assim tão livremente


O blog é também uma homenagem à Sérgio Sampaio, sua obra terá presença constante neste blog. Escreveremos sobre suas composições, o contexto em que viveu e a continuidade de sua obra que permanece viva no trabalho de outros compositores e admiradores.

O blog se propõe também  a divulgar a obra de muitos outros "malditos" que , por coincidência ou não, são filhos do  VII Festival Internacional da Canção, realizado no Rio de Janeiro no segundo semestre de 1972. Este que foi o último dos grandes festivais de MPB,   cenário da estreia de grandes músicos e compositores geniais, que viriam a receber  rótulo de "Malditos" ou "Marginais", pois seguiram suas carreiras fora do eixo comercial das grande mídia; malditos como Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Belchior, que compõe o universo dos geniais malditos da nossa música.

Seja bem vindo ao blog Cada Lugar Na Sua Coisa: O blog dos Malditos


Cada um na Sua Coisa: A bela música de Sérgio Sampaio que dá titulo ao nosso blog. "Lugar de poesia é na calçada"

Nenhum comentário:

Postar um comentário