segunda-feira, 15 de outubro de 2012

"Não toco pra polícia"




(...) Eu tenho medo... e quem não tem? Na sociedade do "medo", isso é o que mais se tem, medo de bandido, medo de polícia... medo de dentista. Para falar de seus medos, que são medos de muita gente, Sérgio, da forma que só ele sabia fazer ao falar da vida real, do cotidiano, fez mais uma das suas geniais canções, que como muitas outras retrata sentimentos da vida de todos. "Polícia, bandido, cachorro, dentista foi composta, segundo Rodrigo Moreira a partir do pavor que Sérgio tinha de dentista. Na música ele enumerava esse e outros medos( e aversões) e os fazia interagir. Com sacadas geniais como  estas : " Porque dentista policia minha boca como se fosse bandido(...) e "Porque bandido age sempre às escuras como se fosse cachorro/ Porque cachorro não distingue o inimigo como se fosse polícia/Porque polícia bandideia minha boca como se fosse dentista"

A inclusão da Polícia em um de seus medos não é estranho, principalmente pelo que significava naquele período de repressão, o que, mesmo hoje, em plena "democracia", a polícia continua ainda com sua lógica de terror, principalmente em relação ao povo pobre. Sobre esse medo de Sérgio em relação a polícia Moreira diz " Essa bronca de polícia era antiga, vinha do tempo da ditadura. Em Piúna(ES), fins de 70, Sérgio interrompeu uma canja numa roda de violões ao descobrir que havia um policial à paisana no meio. Levantou-se dizendo: "Não toco pra polícia".( Moreira, R.(2003) Eu quero Botar meu bloco na rua!, p. 164)


A canção ficou inédita, já gravada por Sérgio,  vai compor o repertório do CD póstumo "Cruel" produzido por Zeca Baleiro.

Escute e delicie-se com mais essa genial composição de Sampaio:


Polícia, bandido, cachorro, dentista ( Sérgio Sampaio)

Eu tenho medo de polícia, de bandido, de cachorro e de dentista
Porque polícia quando chega vai batendo em quem não tem nada com isso
Porque bandido quase sempre quando atira não acerta no que mira
Porque cachorro quando ataca pode às vezes atacar o seu amigo
Porque dentista policia minha boca como se fosse bandido
Porque bandido age sempre às escuras como se fosse cachorro
Porque cachorro não distingue o inimigo como se fosse polícia
Porque polícia bandideia minha boca como se fosse dentista
Dentista, dentista...


Nenhum comentário:

Postar um comentário